20/01/2021
Por: Zara Barbosa
Autoestima
Autoestima, sobre o que estamos falando?
Com certeza você já deve ter ouvido essa palavra muitas vezes, mas você sabe o que ela realmente significa? Qual a importância dela para a sua vida e para a sua saúde emocional? De acordo com o Dicionário Online de Português Autoestima é: qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos. Podemos dizer então que a autoestima é um autoconceito, ela é formada pela opinião e pelos sentimentos que cada pessoa tem por si mesma, sejam positivos ou negativos. É importante destacar que esse autoconceito é formado ao longo da nossa vida e é permeado pelas crenças que vamos adquirindo a partir das nossas experiências. Algumas vezes, os padrões estabelecidos pela sociedade em que vivemos acabam nos aprisionando em determinadas crenças e fazendo com que esse conceito sobre nós mesmas seja questionado e até mudado, provocando, muitas vezes, uma baixa na nossa autoestima, fazendo com que duvidemos da nossa capacidade de realização. Isso acaba fazendo com que muitas mulheres passem a vida em uma busca constante para atingir esses padrões e duvidem de si mesmas por não conseguirem alcançar algo que, na maioria das vezes, é inatingível.
À medida que esse autoconceito vai sendo cristalizado ele guia as escolhas que fazemos ao longo da nossa vida, os relacionamentos que construímos, a forma como nos colocamos diante dos acontecimentos e assim por diante. Portanto, se pautamos nossa vida baseadas na dúvida da nossa própria capacidade, acreditando que não somos boas o suficiente acabamos ficando vulneráveis aos acontecimentos e aos percalços ao longo do caminho. Ter uma autoestima saudável e equilibrada é um fator muito importante para a manutenção da nossa saúde mental e emocional. Ter clareza e segurança de quem você é, das suas qualidades, suas potencialidades e possibilidades de vida é fundamental para se manter sã em momentos de crise e de dificuldades. Vamos imaginar que a autoestima funciona como um escudo que nos mantém protegidas diante das adversidades e que se no momento em que essas adversidades nos atingirem esse escudo não estiver inteiro e fortalecido estaremos vulneráveis e será muito mais fácil sermos atingidas e machucadas.
Precisamos cuidar da manutenção desse nosso escudo para que possamos estar fortalecidas nos momentos em que os acontecimentos da vida nos atingirem. Você, que está lendo esse texto agora, sabe me dizer se o seu escudo está inteiro e pronto para a batalha? Ele será capaz de absorver os impactos de uma possível crise e te manter protegida?
Neste momento é importante fazer um exercício de autoconhecimento: pare um pouco agora e pense em como você se vê, nas suas qualidades e competências e, principalmente, como está o seu nível de confiança em você mesma. Como você tem se sentido? Como está o seu autoconceito? Você acredita que é capaz ou vive sempre se comparando com os outros e desistindo das coisas que lhe interessam por medo de tentar?
Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto e gostaria de saber mais, fique a vontade para falar comigo por e-mail (contato@zarabarbosa.com) ou por direct através das minhas redes sociais (@zarabarbosaoficial). Meu objetivo é poder ajudar cada vez mais mulheres a desenvolverem uma autoestima saudável e poderem construir suas próprias histórias.
Zara Barbosa,
Psicóloga da Mulher - CRP-17/2465
Gostou? Compartilhe nas redes sociais