A autoestima é um conceito que tem sido alvo de muitos estudos no campo da Psicologia, em áreas variadas, com estudos relacionados no campo da personalidade, do comportamento, dos transtornos mentais e até de questões sobre o meio social e suas influências.
A mensuração da autoestima tem sido mundialmente realizada por meio da Escala de Autoestima de Rosenberg – EAR (Rosenberg, 1965), conceitualizada pelo autor como um instrumento unidimensional capaz de classificar o nível de autoestima em baixo, médio e alto. Segundo ele, uma baixa autoestima é expressa por sentimentos de incompetência, inadequação e incapacidade de enfrentar desafios; uma autoestima intermediária caracteriza-se pela oscilação do indivíduo entre o sentimento de aprovação e rejeição de si mesmo e o que é considerado uma autoestima saudável e equilibrada consiste no auto julgamento de valor, confiança e competência (Rosenberg, 1965). No Brasil, esse instrumento foi originalmente adaptado e validado para pesquisa por Hutz (2000) e essa versão tem sido utilizada por vários pesquisadores. Portanto, é essa versão que foi validada para uso no Brasil que está sendo disponibilizada aqui.
A Escala é composta por dez questões afirmativas que devem ser respondidas com uma das seguintes alternativas: 0 para concordo plenamente, 1 para concordo, 2 para discordo e 3 para discordo plenamente. Ao final do teste (ao concluir a resposta das dez questões), você receberá o resultado da sua pontuação. O número de pontos é o que nos permite ter uma ideia do estado da sua autoestima. Esse resultado também será enviado para o e-mail fornecido ao realizar o teste.
O teste levará poucos minutos